Descrição dos Padrões Construtivos

Descrição dos Padrões Construtivos

1) RESIDÊNCIAS

1.1 RESIDÊNCIAS BARRACOS RÚSTICOS

Construídos com paredes e coberturas feitas de sobras dos mais variados tipos de materiais de construção, tais como: tábuas, folhas de lata ou de zinco, papelões, plásticos, “eucatex”, telhas de fibrocimento, etc.

Os pisos, embora sejam quase sempre, de terra batida, podem esporadicamente, ser cimentados ou atijolados.

Este tipo de habitação é comumente encontrado em favelas, constituído na maior parte das vezes de um único cômodo, podendo apresentar w.c. externo.

1.2 RESIDÊNCIAS BARRACOS

Construídos com paredes de madeira, podendo ser: chapas de compensado, “EUCATEX” ou similar, tábuas, etc.

Cobertura em telhas de fibrocimento ou de barras apoiadas em vigas de madeira, piso a cimentados, tábuas corridas ou atijoladas.

Podem eventualmente apresentar instalações elétricas/hidráulicas aparentes e precárias.

São construções encontradas habitualmente em favelas compostas de um ou mais cômodos e, em geral com w.c. externo.

1.3 RESIDÊNCIAS PROLETÁRIAS RÚSTICAS

Construídas em regime de mutirão, comumente encontradas em loteamentos pobres ou irregulares de periferia, com pouca ou nenhuma infraestrutura, erigidas em alvenaria de blocos de concreto ou similar, sem revestimento interno e externo, pé direito aquém dos legalmente especificados, cobertura em lajes pré-fabricadas, sem impermeabilização ou telhas de fibrocimento ou barro.

Pisos cimentados ou de cacos de cerâmicas, instalações elétrica/hidráulica aparentes e incompletas.

Constituídas de um ou mais cômodos podendo o w.c. ser interno.

1.4 RESIDÊNCIAS PROLETÁRIAS

Térreas, erigidas em alvenaria de tijolos de barro ou blocos de concreto, revestimento interno em reboco grosso podendo ter pintura de cal ou à base de látex e, eventualmente, revestimento externo.

Cobertura em telhas de fibrocimento sobre estrutura de madeira, sem forro, ocasionalmente podem ter por cobertura, laje pré- moldada com ou sem revestimento interno.

Os pisos são em geral cimentados (com ou sem vermelhão) ou de cacos de cerâmica.

Compostas normalmente de 2 cômodos e cozinha, podendo ser w.c externo.

As instalações elétricas e hidráulicas geralmente são aparentes.

Esquadrias de madeira e/ou ferro simples.

1.5 RESIDÊNCIAS MODESTAS

Térreas ou assobradas, erigidas em alvenaria de tijolos de barro ou blocos de concreto, revestimento interno e externo de reboco grosso com pintura de cal ou base de látex.

Cobertura em telhas de barro ou de fibrocimento sobre estrutura de madeira, forros de madeira, “EUCATEX” ou equivalente; a cobertura pode também ser constituída de laje pré-moldada revestida interna e externamente.

Pisos cimentados com pigmento de cor, ou cacos de cerâmica na cozinha e w.c. e tacos de 2a. qualidade, assoalhados, cacos de cerâmica, ladrilhos cerâmicos de baixa qualidade ou até cimentado com pigmento de cor nas demais dependências.

Compostas geralmente de 2 ou 3 cômodos, cozinha e w.c interno; barra impermeável a óleo ou azulejo de 2a. qualidade até a altura de 1,60m.

Instalações elétricas e hidráulicas embutidas.

Esquadrias de madeira e/ou ferro de razoável qualidade.

1.6 RESIDÊNCIAS MÉDIAS INFERIORES

Térreas ou assobradadas, podendo ser germinadas, compostas de sala, 2 ou 3 dormitórios, banheiro, cozinha e w.c. externo para empregada.

Erigidas em alvenaria de tijolos de barro ou blocos de concreto, revestidas interna e externamente com reboco fino e pintura à base de látex, cobertura de telhas de barro ou fibrocimento sobre estrutura de madeira, forro de laje pré-moldada revestida, madeira, estuque ou placas de gesso.

Pisos de tacos comuns de peroba ou carpete na sala e dormitórios, de cacos de cerâmicas ou cerâmica vitrificada nos banheiros e cozinha e cimentados ou cacos cerâmica no quintal.

A cozinha e o banheiro apresentam barras de azulejos brancas ou de cor. As esquadrias são de ferro e as janelas tem venezianas de madeira ou de alumínio.

Instalações elétricas e hidráulicas embutidas e de boa qualidade.

1.7 RESIDÊNCIAS MÉDIAS COMERCIAIS

Térrea ou assobradadas, podendo ser geminadas, compostas de sala, 2 ou 3 dormitórios (eventualmente uma suíte), banheiro, lavabo, cozinha, quarto e w.c. para empregada e abrigo ou garagem para automóvel.

Cobertura de telhas de barro ou fibrocimento sobre estrutura de madeira, forro de laje pré-moldada.

Revestimento interno e externo de reboco fino (internamente podendo ser acabado em massa corrida), pintura à base de látex, azulejos brancos, de cor ou decorados até o teto na cozinha e banheiro, pisos de ladrilhos cerâmicos ou vitrificados de boa qualidade na cozinha e banheiro e tacos de peroba ou carpete na sala e dormitórios.

Caixilhos de ferro ou de alumínio e janelas com venezianas de madeira ou de alumínio com grades de proteção.

Escadas acarpetadas ou de granilite.

1.8 RESIDÊNCIAS MÉDIAS SUPERIORES

Térreas ou com 2 pavimentos, em geral isolada, comumente compostas de sala (podendo ter dois ambientes: jantar e estar), 3 ou mais dormitórios (eventualmente uma suíte), dois banheiros, lavabo social, copa e cozinha, quarto e w.c. para empregada, lavanderia e garagem ou abrigo para um ou dois automóveis.

Fechadas tratadas com aplicação de revestimentos mais sofisticados, que não apenas o reboco fino e com pintura à base de látex.

Cobertura de telhas de barro sobre estrutura de madeira, forro de laje, erigidas com estrutura mista (concreto/alvenaria).

Revestimento interno acabado em massa corrida e pintura látex, azulejos decorados até a altura do teto ou revestimento de epóxi na cozinha, copa e banheiro.

Piso da sala e dos dormitórios de tacos de madeira de 1a. qualidade, ou assoalhados, ou carpete acima de 6 mm, ou similares, pisos de ladrilhos cerâmicos, decorados ou não, ou placas de m more, ou placas de granito ou similar.

Caixilhos de ferro ou de alumínio, janelas com venezianas de madeira ou de alumínio com grades de proteção.

1.9 RESIDÊNCIAS FINAS

Isoladas de ambos os lados, em terrenos de boas proporções, obedecendo a estilo arquitetônico definido, compostas geralmente de: “hall”, 3 salas ou mais (“living”,sala de jantar, escritórios, biblioteca, salão de inverno, estúdio, etc.), lavabo, sala de almoço, copa, cozinha com despensa, 4 ou mais dormitórios (pelo menos uma suíte), 2 ou mais banheiros, apartamento de empregada, garagem ou abrigo para no mínimo 3 automóveis e, não raras vezes, piscina.

Erigidas com estrutura completa de concreto armado, cobertura de telhas de barro ou equivalente sobre tesouras de madeira. Paredes com revestimento interno na copa, cozinha e banheiros em azulejos decorados até o teto, epóxi, látex sob massa corrida e/ou tecidos, e/ou papel decorado nos demais.

Pisos de mármore ou granito, tábuas de madeira de qualidade ou carpete de qualidade. Pisos frios de ladrilhos cerâmicos de qualidade, granito, mármore ou epóxi, banheiros com banheiras montadas “in loco” de mármore, epóxi, fibra de vidro ou similares, podendo ainda ter sauna.

Aquecimento central, caixilhos de ferro, alumínio ou chapa decorada, vidros temperados.

Áreas livres do terreno (quintal, jardim) tratados, com ajardinamento e pisos frios de qualidade. Escadas de mármore ou carpete, corrimão de ferro fundido ou madeira entalhada.

1.10  RESIDÊNCIAS LUXO

Do melhor padrão, em terrenos de grandes dimensões (mais de 1000 m²), obedecendo a projeto arquitetônico sofisticado e esmerado e atendendo às necessidades e/ou desejos do morador, cercadas de jardins e dotadas de piscinas, vestiários, quadras de tênis, churrasqueira, etc.

Dependências de estadia noturna em grande número (acima de 4) constituindo apartamento completo (dormitório, sala, banheiro e “living”, sala de almoço e jantar, sala de recepções, biblioteca, estúdio, escritório, sala de música, lavabos, etc.).

Parte de serviço contendo copa, cozinha, adega, lavanderia, despensa, diversos cômodos para criadagem, garagens para vários automóveis.

Acabamentos diversificados com características requintadas.

Instalações incluindo equipamentos de ar condicionado, aquec. central, intercomunicadores e sinalizadores, eventualmente elevadores (no caso de mais de um andar), equipamento para captação de energia solar, equipamento para hidromassagem, etc.

2) APARTAMENTOS/ESCRITÓRIOS

2.1 APARTAMENTOS/ESCRITÓRIOS MODESTOS

Prédios com até quatro pavimentos, sem elevadores, fachadas com acabamento de massa fina, “hall” e escadaria com pisos de ladrilhos de 2ª, cerâmica de 2ª, cacos de cerâmica ou até cimentado liso, paredes revestidas de massa grossa ou com barra impermeável até 2,00m.

Os apartamentos possuem áreas molhadas e pisos do mesmo tipo que os “halls”, paredes com revestimento de azulejos de 2ª até 2 m; partes secas com pisos em tacos de peroba de 2ª, paredes revestidas de massa grossa com pintura a cal ou à base de látex, esquadrias e caixilhos do tipo mais econômico.

Instalações hidráulicas/elétricas sumárias com nº mínimo de interruptores, tomadas, aparelhos sanitários e pontos de água (somente pia).

Os escritórios, em geral, tem instalações sanitárias coletivas em número mínimo, possuem acabamentos equivalentes aos dos apartamentos.

2.2 APTOS. / ESCRITÓRIOS MÉDIOS INFERIORES (EMI)

Prédios com até 4 andares, ou mais dotados, ou não, de elevadores (de marca comum), fachada c/ acabamento de massa fina, ou com aplicação de pastilhas, ladrilhos, ou equivalente, no andar térreo, “hall” e escadaria com pisos em cerâmica comum ou vitrificada, ou lajotas de barro, paredes de massa fina com barra impermeável até 2,00 m.

Os apartamentos possuem áreas molhadas c/ piso de cerâmica vitrificada ou equivalente de boa qualidade, barras de azulejos brancos ou de cor, áreas secas com pisos em tacos comuns ou carpetes e paredes c/ massa fina e pintura à base de látex.

Caixilharia e esquadrias de tipos comuns. Instalações hidráulicas/elétricas econômicas, com número mínimo de interruptores e tomadas, e instalações, somente de água fria,(com válvulas de descarga e automáticas embutidas).

Os escritórios possuem instalações sanitárias em maior número, ainda que coletivas.

Os acabamentos são equivalentes aos dos apartamento.

2.3 APTOS. / ESCRITÓRIOS MÉDIOS COMERCIAIS (EMC)

Prédios em geral com mais de 4 andares, dotados de elevadores de marcas médias, fachadas principais com aplicação de pastilhas ou equivalentes.

“Hall” de entrada, no térreo, com piso em ladrilhos cerâmicos ou vitrificados de boa qualidade, paredes com lambris, revestimento de pastilhas ou equivalentes.

“Hall”, escadas e corredores dos andares com piso de granilite, paredes com massa fina e pintura à base de látex.

Os apartamentos possuem áreas molhadas c/ piso de ladrilhos cerâmicos ou vitrificados de boa qualidade ou cacos de mármore, paredes de azulejos lisos ou decorados até o teto e áreas secas com pisos em tacos de peroba ou carpete, paredes em massa fina ou corrida com pintura à base de látex.

Instalações elétricas de boa qualidade e instalações sanitárias dotadas de todos os aparelhos, só servidos por água fria.

Os escritórios tem as mesmas características e instalações.

2.4 APTOS. / ESCRITÓRIOS MÉDIOS SUPERIORES (EMS)

Fachadas revestidas de massa fina com pintura à base de látex acrílico, entrada social não necessariamente ampla, porém com pisos de mármore, granito polido ou equivalente e paredes com lambris decorativos de madeira, fórmica, material termo-acústico, etc.

Elevadores de marca médias ou superiores, com pelo menos um tendo acesso à garagem.

Entrada de serviço pelas garagens, escadarias e partes comuns dos andares de granilite e massa fina com pintura à base de látex.

Nos prédios de habitação. dois ou mais apartamentos por andar, áreas molhadas com piso de ladrilhos cerâmicos, cacos de mármore, paredes com azulejos decorados até o teto ou epóxi e áreas secas com piso em tacos de 1ª qualidade ou carpete sobre cimento e paredes de massa corrida com pintura à base de látex. Instalações elétrica e hidráulicas completas e de boa qualidade, com água quente e fria.

Os escritórios tem as mesmas características e instalações.

2.5 APARTAMENTOS / ESCRITÓRIOS FINOS (EFF)

Prédios com projetos arquitetônicos esmerados, estrutura totalmente embutida. Áreas externas c/ grandes afastamentos e jardinadas, com “playground”, ou pátios para estacionamento de visitantes, com parte pavimentada de pedras.

Saguão social amplo, de acabamento esmerado, c/ pisos de mármore, granito polido, etc., paredes dotadas de material nobre e forros decorados.

Elevadores de marca reputada, com as paredes dos sociais revestidas de material de boa qualidade, com acesso à garagem no subsolo, possuindo lugar, no mínimo, para dois automóveis por unidade,  entrada de serviço independente e salão de festas de acabamento equivalente ao do saguão.

Nos apartamentos, normalmente uma unidade por andar, com pelo menos quatro dormitórios (suítes), banheiro social, dormitórios de empregada, ampla área de serviço.

Áreas molhadas com piso de mármore, granito polido ou epóxi, paredes com azulejos decorados até o teto ou epóxi. Áreas secas com piso de tacos de madeira, tábuas corridas ou granito, paredes com pintura acrílica, papel de parede ou equivalentes.

Instalações hidráulica completa, de boa qualidade, c/ equipamentos de aquecimento central, sauna, hidromassagem, etc.

Os escritórios tem as mesmas características e instalações.

2.6 APARTAMENTOS / ESCRITÓRIOS LUXO

As características gerais são similares, porém em grau superior ao padrão fino, com projetos estruturais feitos para permitir a passagem de dutos para ar condicionado, de redes tronco de hidráulica e eletricidade que permitam maleabilidade nas alterações de planta (nos escritórios).

São dotados de instalações de ar condicionado central, sistemas de vigilância por TV, etc. e acabamentos equivalentes às residências de luxo.

3) ARMAZÉNS

3.1 ARMAZÉNS COMUNS MODESTOS (ACC)

Com um só pavimento, podendo ou não ser totalmente fechados por alvenaria de elevação, com ou sem estrutura metálica ou de concreto (eventualmente cintas);

Cobertura de telhas francesas ou fibrocimento sobre tesouras de madeira ou metálicas, com vãos de até 5 metros, sem forro;

Pisos cimentados ou de concreto simples, com ou sem barra impermeável, paredes externas com ou sem revestimento, instalações sanitárias incompletas e simples.

3.2 ARMAZÉNS COMUNS MÉDIOS (ACM)

Com um só pavimento; dotados de estruturas de concreto mistas ou metálicas, cobertura de telhas francesas ou de fibrocimento sobre tesouras de madeira ou metálicas, com ou sem lanternim, com ou sem forro (“Eucatex” ou madeira);

Pé direito até 5,00 m; vãos indo de 6,00 m até 12,00 m;

Pisos cimentados, cerâmica comum ou caco de cerâmica; barras de cimento, azulejos;

Pintura de cal, portas de ferro de enrolar ou equivalentes, caixilhos de ferro fixos e basculante; instalações sanitárias completas e de boa qualidade, podendo ter divisões internas para escritórios e outros.

3.3 ARMAZÉNS INDUSTRIAIS MODESTOS (AIC)

Construídos com estrutura metálica ou de concreto armado;

Pé-direito de 5,00 metros ou mais;

Cobertura de telhas francesas ou fibrocimento sobre estrutura de madeira, metálica, sem forros, paredes com revestimento externo e interno; sem divisões internas;

Instalações sanitárias simples e incompletas.

3.4 ARMAZÉNS INDUSTRIAIS MÉDIOS (AIM)

Construídos com mais de um pavimento; com grandes estruturas de concreto armado, permitindo a instalação de pontes rolantes ou outros equipamentos correlatos, telhados com tesouras ou treliças metálicas ou de concreto armado de grandes vãos;

coberturas de telhas de fibrocimento;

Pés-direitos de 5.00 metros ou mais; divisões internas para escritórios, laboratórios, etc., com acabamentos equivalentes das residências médias; instalações sanitárias completas incluindo cabines de fora; instalações sanitárias completas e de boa qualidade, também equivalente ás das residências médias.

3.5 ARMAZÉNS INDUSTRIAIS FINOS (AIF)

Semelhantes quanto à estrutura, ao tipo anterior.

Diferem no acabamento e no cuidado arquitetônico, que se assemelham aos das residências finas, e nas instalações suplementares para combate a incêndio, renovação de ar, etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *